Direito de Família na Mídia
XII Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção
09/05/2007 Fonte: TJPAO Judiciário paraense realizará, no período de 16 a 18 de maio, em Belém, o XII Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção (Enapa), que abordará o tema "Adoção: Medo e Expectativas". Será a primeira vez que o evento acontecerá no norte do país. Os preparativos para o encontro, que se desenvolverá no auditório Agnano Monterio Lopes, no Fórum Cível de Belém, estão sendo ultimados pela Corregedoria de Justiça das Comarcas da Região Metropolitana de Belém, bem como pela Comissão Estadual de Adoção Internacional (Cejai) e pela 3ª Vara Cível da Comarca de Belém, em reuniões de trabalho.
De acordo com a desembargadora Luzia Nadja Nascimento, o encontro visa "debater questões relativas aos medos e expectativas resultantes de um processo adotivo, objetivando derrubar mitos e preconceitos existentes acerca dessa forma de filiação". A magistrada afirmou que o evento será a oportunidade de promover uma ampla discussão sobre a temática adoção, buscando "possibilitar uma compreensão das representações sociais produzidas, que vão sempre em direção de fazer da adoção um meio pelo qual se supera a impossibilidade de gerar biologicamente, bem como, proporcionar convivência familiar a milhares de crianças e adolescentes. É hora de derrubar o `muro imaginário temerário- em relação à prática da adoção reduzindo, cada vez mais, o contingente de crianças sem famílias e de famílias sem crianças".
O Enapa tem como público alvo Magistrados, promotores, defensores, técnicos, representantes dos Grupos de Apoio à Adoção e demais profissionais vinculados à área da infância, bem como parcela da sociedade civil (pais e filhos por adoção) e demais interessados em participar do encontro.
Para a desembargadora, a conquista para sediar o XII Enapa foi um desafio não só para o Estado do Pará como para a Região Norte. Há 12 anos ocorre o encontro, conseguindo congregar várias regiões do País na discussão sobre a garantia do direito às convivências familiar e comunitária, destacando a adoção como uma das vias para garantia desse direito. "Desta forma, consideramos a conquista que é para a Região Norte finalmente realizar um encontro de tão grande importância, possibilitando à região avançar nessa discussão e sediar pela primeira vez o Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção".
Além disso, ela ressaltou que se trata de um encontro nacional que mobiliza profissionais que atuam em parceria com as Varas da Infância e Adolescência na questão da adoção, e tudo que está relacionado a esse processo, como temores e incertezas, inseridos na cultura brasileira, que interferem e prejudicam a opção pela adoção.
Com a ampliação da discussão, pretende-se ainda fortalecer os grupos existentes e incentivar a criação de novos grupos de apoio à adoção, pois em toda a Região Norte existem apenas quatro grupos de apoio à adoção, sediados no Pará, Acre, Amapá e Rondônia. No evento serão ministradas palestras, tendo um ou mais palestrantes, com a presença de um coordenador que servirá de intermediador nos debates com o público.
No hall do espaço onde será realizado o evento serão disponibilizados standeres de entidades ligadas à área da Infância e Adolescência, onde farão exposição dos trabalhos oferecidos à população. No último dia das atividades serão realizados encontros por categorias profissionais, em quatro diferentes salas, onde serão divulgadas monografias, livros, trabalhos desenvolvidos, legislação, dentre outros, relacionados à Infância e Adolescência. Referidos trabalhos serão editados previamente e distribuídos aos participantes. Ao final será editado uma carta de compromissos assumidos entre os participantes.